top of page

TRATE-SE COM CARINHO

por Rafaela Capote 2008 

A pele é o maior órgão do corpo humano e a fronteira entre o mundo interno e externo. Nosso manto protetor natural e intransferível. Funciona como o invólucro contra bactérias nocivas, evita a perda de líquido e ajuda o corpo a manter-se em temperatura constante. Através deste revestimento vivo sentimos o mundo à nossa volta: tocamos objetos,  percebemos a temperatura do ambiente ou o calor do outro. Esse processamento instantâneo é mérito dos bilhões de terminações nervosas e fibras da epiderme, que transmitem ao cérebro sensações de frio, calor, dor e prazer.

A pele costuma ser um espelho do que acontece por dentro do nosso organismo.

Espinhas, vermelhidão, inchaço, abscesso, inflamação, enrijecimento ou até mesmo a picada de um inseto, indicam que algum órgão, endócrina ou parte do corpo está em desequilíbrio. São estes os sinais em que se baseia a MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e diversos tipos de massagens que dependendo da pressão, pode sedar ou estimular o fluxo de energia.

Nossos processos e reações também são revelados na pele. Às vezes de maneira tão evidente que qualquer pessoa pode notar. Ficamos vermelho de raiva ou de vergonha, podemos suar em resposta ao medo ou empalidecer com um susto. Quem nunca arrepiou com uma carícia?

AS EMOÇÕES ESTÃO A FLOR DA PELE!

Cuidar da pele é uma ótima chance de exercitar a delicadeza para consigo mesmo. A falta de hidratação, de cuidados com o sol e a alimentação, também são facilmente espelhados na pele. A boa notícia é que é fácil agradá-la. Um banho, uma esfoliação e uma hidratação são capazes de despertá-la, mobilizando sentimentos e trazendo a sensação de que estamos prazerosamente vivos!

 

AROMATERAPIA

Equilibra o corpo, a mente e em consequência, as emoções. Uma forma bastante prazerosa de tratar e prevenir doenças físicas, mentais e emocionais. Melhora a saúde e o bem estar em todos os níveis e sentidos, utilizando aromas (óleos essenciais* e ervas) através de massagens, banhos, inalações e vaporizações.

Em um “primeiro” contato, o bebê reconhece a mãe pelo olfato, nosso sistema mais útil no sentido da sobrevivência. O olfato nos guia em direção a comida, para longe do fogo ou até mesmo longe de potenciais predadores, uma ajuda e tanto nos nossos relacionamentos! O sentido do olfato está diretamente conectado com o sistema límbico, parte do cérebro que regula as emoções e participa das funções de aprendizado e memória.

Cada pessoa possui uma química diferente baseada em seu estado emocional, e é possível cheirar isso. Apesar de possuirmos menos receptores de cheiro que os cachorros em termos de quantidade, o nosso centro de processamento é bem mais sofisticado. O que faz o nosso sentido sutil do olfato ser extremamente eficaz, conseguindo sentir de longe o cheiro de uma má transação, por exemplo. 

*Os óleos essenciais são todos os óleos aroma-terapêuticos. No perfumado mundo da aromaterapia, o OE é considerado a alma da planta, a forma mais concentrada de energia vegetal. Contém a verdadeira essência proveniente da planta da qual foram extraídos, sendo altamente concentrados, o que significa que uma pequena quantia proporciona grandes resultados. As moléculas de óleos essenciais em plantas frescas são de 75 a 100 vezes mais concentradas do que as das plantas secas. As minúsculas gotas oleosas contém muito mais que aroma: carregam vida em forma de vitaminas, hormônios, antibióticos, antissépticos naturais e outros componentes. Uma poderosa composição natural.

 

FLORAIS

Terapia da alma, através da energia das flores. As essências florais – feitas com base em flores expostas ao sol – ajudam a resgatar o ânimo. Os florais ampliam a consciência, agem na emoção e no estado da alma que por ressonância, afeta o corpo físico. São essências de “campo de consciência” que tratam as causas por trás dos sintomas. Quanto mais se souber o que causa desânimo, maiores as chances de escolher um floral adequado. Utilizados via oral, adicionados a cremes, óleos, borrifadores ou mesmo na cosmética natural, que eu tanto amo!!!

AURÍCULOTERAPIA (AURÍCULOPUNTURA)

Na aposta por uma vida com mais qualidade e menos remédio, a aurículoterapia tem sido bastante procurada sozinha ou acompanhada de outros tratamentos alternativos. Sempre com uma visão holística e única do ser. Um ramo da acupuntura (MTC Medicina Tradicional Chinesa), a aurículo é considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como Terapia de Microssistema. No geral, pode ser realizada com micro agulhas, sementes ou ímãs, aplicados em pontos específicos na orelha esquerda, que se destacam de diversas formas numa ressonância fantástica com as necessidades do ser.

O que a ciência comprova?

Além das explicações dos seus benefícios, baseadas na visão da MTC, existem alguns pesquisadores que fundamentam sua ação na aceleração de reflexos que impactam diretamente no SNC Sistema Nervoso Central, estimulando funções do organismo. De dor física a emocional, há uma série de situações que a auriculoterapia soma bem! O micro tem o macro.... e o inverso também! Toda alteração, desequilíbrio orgânico, lesão ou fratura, refletem em zonas correspondentes no pavilhão auricular. Chamamos de ponto o aparecimento de manchas, erupções, dor ou qualquer outro tipo de anormalidade. Sendo assim,  o tratamento se dá por meio da aplicação de agulhas/sementes nos pontos e da estimulação destes, prosseguindo até a obtenção da cura ou pelo menos do alívio dos sintomas.

TERAPIA COM PEDRAS

Ideal no equilíbrio físico, vital, emocional, mental e espiritual. As pedras são verdadeiros portais de energia, grandes auxiliares no tratamentos de doenças, podendo ser utilizadas juntamente com outras técnicas. Verdadeiros presentes da natureza!

REFLEXOLOGIA

Os pés possuem pontos energéticos que correspondem a todos os órgãos e sistemas. Andar descalço ativa esses pontos e estimula o bom funcionamento do corpo. Seguindo esse princípio, a reflexologia é uma técnica de massagem que por meio da pressão de determinados pontos dos pés, libera a energia vital bloqueada. Usada no tratamento do estresse, desequilíbrios emocionais, problemas digestivos, circulatórios e menstruais, ajudando também na prevenção de doenças descobertas através de áreas doloridas sugerindo a presença de um problema de saúde ainda não manifestado.

 

 

OS SENTIDOS SÃO OS VERDADEIROS PORTAIS DA NOSSA CONSCIÊNCIA!

O sentido da audição é estimulado o tempo todo.... poucos são os momentos em que nos é permitido estar em silêncio. Por isso que estar na natureza relaxa tanto, acalma a mente e nos coloca em plena audição interior!  O barulho do vento, o cantar dos pássaros, a cachoeira descendo livre e solta.... um cenário perfeito para sentir! Com o sentido sutil da audição equilibrado, somos capazes de acessar as habilidades intuitivas através da voz interior. Uma boa música.... uma palavra sussurrada no ouvido.... quanta conexão fora de tempo e espaço! Quanta memória! Quem não???

 

O sentido do paladar

Você já deve ter notado que todas as experiências da vida são associadas a um sabor. Quando falamos de coisas não relacionadas à comida, usamos expressões como “viver aquilo foi uma delícia” ou “fulano é doce” ou mesmo “aquilo me deixou com um gostinho de quero mais”. Logo que nascemos, nos inundamos com o poder da vida, da nutrição vinda dos mamilos. Equilibrando e nutrindo o sentido sutil do paladar, possibilitando desejos por experiências nutritivas na vida. Sabendo diferenciar claramente o que nos nutre (soma) do que nos rouba. Mas, se por qualquer motivo este sentido não for induzido pela mãe, alterações no sentido do paladar podem nos levar a problemas nutricionais no futuro, tanto no físico como no emocional. 

 

Se sentir confortável com o seu sentir

Quando aprendemos a ouvir e interpretar os sinais do nosso corpo, reagimos de maneira prática e saudável. Deixando a vida fluir com leveza e segurança, para aproveitar cada experiência.

Por que esfoliar?

O acúmulo de toxinas e células mortas na pele impedem que os princípios ativos de cremes (terapêuticos, hidratantes, anti celulites ou antiflacidez) entrem em ação. A esfoliação elimina essa barreira. As áreas finas e sensíveis podem ser esfoliadas a cada quinze dias e as mais grossas uma vez por semana.

Tonificar, hidratar e nutrir são os próximos passos.

Um bom banho de imersão com óleos essenciais e ervas transformam os cuidados com a pele num verdadeiro ritual de relaxamento, feito única e exclusivamente pra você!!

CROMOTERAPIA

Trabalha com o campo vibracional das cores através do uso de lâmpadas coloridas, águas e óleos solarizados. Em objetos, roupas, ambientes e até mesmo na cosmética natural, seu uso é sem fim! Adoro! É com os olhos que descobrimos a beleza, as cores do mundo que nos cercam. Eles são o espelho da nossa alma. Representam o olhar com emoções e sentimentos que brotam do nosso interior. O sentido da visão fala de como encaramos a vida. O sentido sutil da visão pode levar a visão de campos de energia ou simplesmente possibilitar o olhar na direção correta para se aproveitar as oportunidades, ver as portas abertas.

SAN BAIO

Consciência, Energia e Essência. Esses são os três tesouros do pensamento Taoísta. Shen, Qi e Jing comandam as três qualidades primárias do sistema energético humano. Na MTC, esses Três Tesouros são as substâncias que nutrem os sistemas de órgãos e mantêm mente, corpo e espírito em equilíbrio.

 

“O corpo é o templo da vida. Se um deles fica em desequilíbrio, todos os três são afetados. Quando o espírito assume o comando, o corpo naturalmente o segue e esse arranjo beneficia todos os Três Tesouros”          Clássico Tzu Séc I a.C.

SAN BAIO também representa os potenciais físico, energético e espiritual do ser humano, o qual é potencializado por essa visão como uma estrutura energética única. Na prática, podemos chamar de “acupuntura sem agulha”, aplicada de forma simples,  por meio de óleos essenciais, moxa, semente de mostarda ou apenas com digitopressão. Neste sistema, resumimos a GRANDE MTC em 18 pontos. Os três tesouros nutrindo e mantendo corpo, mente e espírito em equilíbrio.

REIKI

Energia Vital Universal. Sem a necessidade de toque, pode ser aplicado sozinho ou em conjunto com outras terapias. Com a massagem, aplicado em pontos energéticos pelo corpo, sempre com técnicas suaves, desfazendo nós, promovendo relaxamento e ativando o sistema imunológico.

bottom of page